Fechar
  • Atendimento
    (34) 3411-9700
  • Segunda à Sexta das 8h às 22h
    Sábados 8h às 12h
Núcleo de Práticas Jurídicas

O Núcleo de Práticas Jurídicas da FAMA, regulamentado conforme legislação interna em vigor, tem por finalidade possibilitar aos alunos o desenvolvimento de práticas processuais e não processuais referentes às disciplinais constantes no currículo pleno do curso, bem como é o órgão de coordenação e supervisão das atividades de estágio do curso de Direito.

São oferecidos aos acadêmicos recursos necessários para a prática das atividades jurídicas reais do curso: das comentadas, das simuladas, como prática de atividades de arbitragem, negociação conciliação e mediação.

Deve-se ressaltar que o estudo da ética profissional e sua prática deve perpassar todas as atividades vinculadas ao estágio. O Núcleo de Práticas Jurídicas oferece, ainda, aos discentes os meios necessários para a prática de atuação: jurídica oral, técnicas de conciliação de negociação, mediação e arbitragem, visitas orientadas, análises de autos findos, elaboração de textos e peças jurídicas legais.

Todas as atividades práticas realizadas pelo discente serão apresentadas em relatório, sendo que todas as atividades jurídicas serão orientadas ou supervisionadas por Professor ou Advogado orientador contratado. 

Práticas Desenvolvidas

  • Atendimento ao cliente;
  • Técnicas de conciliação, de negociação coletiva, mediação e arbitragem, como alternativas à Jurisdição, com fim de proporcionar a solução e composição de litígios, visando assegurar o exercício da cidadania;
  • Visitas orientadas aos diferentes órgãos;
  • Analisar autos findos, com a finalidade de verificar os desdobramentos dos processos, as opções feitas, os equívocos cometidos;
  • Simulação da sustentação oral;
  • Práticas realizadas através de convênios junto à magistratura, ao Ministério Público, Segurança Pública, as Associações de Bairro.

O serviço de Assistência Jurídica abrange as áreas cível e trabalhista e se destina ao atendimento do hiposuficiente, funcionando durante todo o ano letivo, realizando atendimento ao público em horários fixados pelo próprio Núcleo, obedecendo à legislação vigente. O Núcleo de Práticas Jurídicas conta com operadores do Direito com larga experiência na prática jurídica, pertencentes aos quadros de funcionários da Instituição e auxiliares de serviços, sendo dirigido por um Coordenador Geral admitido, um coordenador do escritório modelo (escritório de Assistência Jurídica) e um coordenador do Laboratório Jurídico.

Coordenação

Prof. Dr. Eliel Ribeiro de Carvalho
Telefone: (34) 3411-5027
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.